Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16971
Título: A representação das figuras femininas em "Amor de perdição" de Camilo Castelo Branco
Autor(es): Alves Nunes, João Lucas
Palavras-chave: Literatura romântica
Perfis Femininos
Condicionamentos sociais
Data do documento: 2-Jul-2018
Resumo: Na literatura romântica a mulher é geralmente representada como um ser angelical, dotada de características excepcionais; mas em diversas obras é representada como uma mulher real, desnudada da compleição etérea, ou por vezes, como um arquétipo da mulher fatal. Em Amor de Perdição (1862), Camilo Castelo Branco apresenta as figuras femininas de Teresa, a fidalga rica e Mariana, a mulher camponesa. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar os perfis femininos das referidas personagens. Nesta perspectiva, a pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta inicialmente uma exposição sobre como a figura feminina é representada na literatura romântica portuguesa e alguns aspectos sociais relevantes da ficção camiliana, a fim de compreendermos como estão perfiladas as personagens em questão na produção de Camilo Castelo Branco. As personagens femininas aparecem motivadas pelos aspectos literários da época e pelos condicionamentos sociais que permeiam a produção literária do seu tempo. Para estas abordagens, foram utilizados como aporte teórico os estudos de Coelho (1982), Lopes e Saraiva (1996), Santos (1991), Vechi (1998), dentre outros.
Descrição: ALVES JÚNIOR, J. L. A representação das figuras femininas em "Amor de perdição" de Camilo Castelo Branco. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16971
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Lucas Alves Júnior.pdf11.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.