Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16973
Título: Amores à venda: o discurso da Avon e do Boticário sobre o dia dos namorados
Autor(es): Cunha, Damiana Fernandes da
Palavras-chave: Discurso
Revistas
Dia dos Namorados
Data do documento: 2-Jul-2018
Resumo: O presente estudo, que tem como tema ―Amores à venda: o discurso da AVON e do Boticário sobre o Dia dos Namorados‖, é um trabalho analítico que se propõe a investigar as estratégias utilizadas nas construções discursivas por parte dos anunciantes das revistas de cosméticos de circulação nacional, especificamente aquelas que se dirigem à publicidade do Dia dos Namorados. Para delimitar o corpus foram escolhidos anúncios das revistas da AVON e O Boticário, do ano de 2016. Objetiva-se Investigar como o mercado utiliza os discursos ligados à representação da imagem do amor nas publicidades do Dia dos Namorados para vender seus produtos. Identificaremos as estratégias publicitárias das marcas para vender seus produtos, representando o amor nos mesmos, e o impacto desses anúncios na construção coletiva da sociedade. Por força de convenção social, o amor tornou-se um comércio envolvendo relações de poder contempladas nos discursos para alcançar o público alvo. Usaremos como aporte teórico a Análise Crítica do Discurso, expondo as concepções teóricas e metodológicas de Norman Fairclough (2001), que trabalha com o conceito tridimensional do discurso: texto, prática discursiva e prática social. Recorremos às contribuições de Cruz (2015), que traça as raízes históricas desde o Dia de São Valentim até o Dia dos Namorados festejado no Brasil. Justificamos a escolha deste tema por sua relevância e a falta de estudos voltados para as publicidades do Dia dos Namorados. Em todos os anos é comemorado o Dia dos Namorados, tanto no Brasil como nos demais países, tornando o tema atual. Mesmo o país enfrentando uma crise financeira a data não passou despercebida pelos consumidores. Os argumentos expostos nos levam a concluir que as propagandas publicitárias de cosméticos se utilizam de métodos apelativos, fazendo conexão com a dimensão simbólica desta data.
Descrição: CUNHA, D. F. Amores à venda: o discurso da Avon e do Boticário sobre o dia dos namorados. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16973
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana Fernandes da Cunha.pdf8.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.