Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17006
Título: Projeto político pedagógico: participação dos professores de geografia na construção do PPP da Escola Itan Pereira em Campina Grande - PB
Autor(es): Pascoal, Wellington Vieira
Palavras-chave: Projeto político pedagógico
Disciplina de geografia
Professores de geografia
Construção participativa
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A construção do Projeto Político Pedagógico não pode se deter a uma mera obrigação legal da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9.394/96, mas, uma conquista que a escola adquiriu em direção a sua autonomia na tomada de decisões. Muito se tem falado em construção participativa do PPP como forma de obter uma prática educativa democrática com ênfase no compromisso e responsabilidade de todos os envolvidos no contexto escolar. Entretanto, muitas escolas, ainda, não realizam, satisfatoriamente, uma discussão sobre essa temática e nem tão pouco separam tempo para construção, execução, avaliação e ajuste do PPP. Analisando a literatura sobre o ensino de Geografia na Educação Básica, percebe-se uma preocupação com a elaboração e execução de uma vertente moderna acerca do ensino e da aprendizagem dos temas de Geografia. Contudo, percebe-se um desinteresse dos alunos pela disciplina. Com base nessas considerações, o presente estudo teve como objetivo geral investigar a participação dos professores de Geografia na construção do PPP da Escola Itan Pereira em Campina Grande – PB e especificamente identificar o perfil sócio profissional e a escolarização dos professores de Geografia participantes da pesquisa; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia para cumprir o plano de trabalho estabelecido pelo PPP da escola e discorrer sobre a importância da participação do professor de Geografia na sua elaboração. O estudo foi realizado com professores de Geografia da Escola Itan Pereira em Campina Grande – PB, por meio de entrevistas semiestruturadas, onde o pesquisador seguiu um roteiro prévio de perguntas, com base nos objetivos estabelecidos no estudo. Os resultados demonstraram o conhecimento dos professores sobre o que é PPP, para que serve, quem elabora, se contou com a participação do professor entrevistado na construção, se o plano de aula é pautado no mesmo, se este é um instrumento posto em prática na escola e se há momentos para a sua avaliação. Sabendo que é de extrema importância uma construção do PPP: dinâmica, participativa e com envolvimento de todos os atores educacionais e em específico dos professores de Geografia, uma discussão em torno do assunto poderá suscitar propósitos e ações voltadas para a otimização dos ganhos já alcançados, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que reportar-se a disciplina de Geografia.
Descrição: PASCOAL, W. V. Projeto político pedagógico: participação dos professores de geografia na construção do PPP da Escola Itan Pereira em Campina Grande - PB. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17006
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Vieira Pascoal.pdf722.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.