Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17013
Título: Musculação adaptada: Relato de experiência desenvolvido em uma academia de musculação em Campina Grande – PB
Autor(es): Souza, Bianca Barbosa de
Palavras-chave: Musculação
Musculação adaptada
Pessoas com deficiência
Inclusão
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O Censo 2010 divulgado pelo IBGE aponta que 45,6 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira. O Nordeste concentra um dos maiores percentuais de população deficiente, segundo o IBGE. Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará lideram o ranking. A Paraíba é o segundo estado com o maior índice de pessoas com deficiência do país, com um a cada quatro habitantes declarando conviver com algum tipo de limitação visual, auditiva, motora ou mental. O objeto principal deste estudo é relatar as experiências vivenciadas na musculação adaptada a um aluno deficiente físico (usuário de prótese na perna esquerda) na Academia Lotus Fitness em Campina Grande – PB. Foram realizadas aulas de musculação com um aluno do sexo masculino deficiente físico na segunda, quarta e sexta no turno da tarde com duração aproximadamente de 60 minutos e no período de Março a Junho. As aulas eram realizadas em aparelhos de musculação onde o treino foi dividido em membros inferiores e superiores utilizando também, esteira ergométrica, bola suíça, caneleiras e corda. O aluno conseguiu utilizar todos os equipamentos que foram propostos no plano de treino, realizando maioria dos exercícios sem necessidade de auxilio de professor. Percebemos que o aluno se queixava de um encurtamento no posterior da coxa direita, onde podemos da uma atenção especial trabalhando com alongamentos mais específicos para essa região. A pesar do nosso aluno só poder treinar três dias na semanap e ainda ocorrer de faltar em alguns treinos, percebemos uma evolução satisfatória nos objetivos alcançados, que foi a redução de peso e medidas antropométricas, melhor flexibilidade referente a perna direita que se encontrava muito encurtada e também melhora no condicionamento físico cardiorrespiratório. Pela experiência vivenciada, conclui se que há uma grande contribuição para o meu crescimento pessoal e profissional, agregando conhecimentos teóricos e pratico e principalmente percebendo a cada aula que nós professores somos incentivadores de pessoas.
Descrição: SOUZA, B. B. de. Musculação adaptada: Relato de experiência desenvolvido em uma academia de musculação em Campina Grande – PB. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17013
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Barbosa de Souza.pdfPDF - Bianca Barbosa de Souza12.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.