Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFirmino, Eduardo de Souza-
dc.date.accessioned2013-08-23T15:02:20Z-
dc.date.available2013-08-23T15:02:20Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1704-
dc.descriptionFIRMINO, E. de S. Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractAs abordagens acerca dos estudos da linguagem têm alcançado considerações significativas no que tangem às questões articuladas entre teoria e prática. Objetivamos, a partir das considerações teórico-práticas dessa pesquisa, colaborar com discussões que se correlacionam às práticas do letramento, principalmente na modalidade oral, onde observamos o fenômeno da Variação Linguística em sala de aula. Para tanto, buscamos referenciais teóricos de estudiosos que trabalham na perspectiva da Sociolinguística Interacionista em Sala de Aula e da linguagem, enquanto instrumento de poder e práticas discursivas como Bagno (2002), Bakhtin (1992), Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2006), Gnerre (1998), Soares (2003), Kleiman (1995) e Koch (2004), todos mantendo uma estreita relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação. Observamos também que os fatores variacionistas presentes na análise da pesquisa são decorrentes de questões relativas ao desenvolvimento da leitura, como também das práticas de letramento impostas pelo ambiente escolar. Desse modo, para que nossa realidade educacional não seja considerada apenas como problemática no que diz respeito ao ensino e aprendizagem, fazse necessário que a variação da língua seja mais que um processo de mudanças, seja reconhecida como fenômeno capaz de corroborar para a aquisição da linguagem nos mais variados contextos de fala.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Paulo Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguística – variaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - ensinopt_BR
dc.subjectEscrita - ensinopt_BR
dc.titlePráticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo de Souza Firmino.pdfEduardo de Souza Firmino233.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.