Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17051
Título: Musicalização no processo de adaptação de crianças na educação infantil
Autor(es): Pinto, Jéssica Helena de Oliveira
Palavras-chave: Musicalização
Educação infantil
Período de adaptação
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma a musicalização auxilia no processo de adaptação de crianças que se encontram no primeiro ano da Educação Infantil. No percurso metodológico, optamos por um estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, envolvendo professoras e crianças com 01 ano e 06 meses a 03 anos de idade. O campo de investigação foi uma instituição da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Para coleta de dados, fizemos uso da observação participativa, e do registro escrito em diário de campo, durante os meses de janeiro a abril do corrente ano. Para fundamentação do tema explorado, buscamos respaldo em estudos desenvolvidos por Afonso (2011), Brito (2003), Cage (1985), dentre outros. O corpus desta investigação revela que as crianças, através da utilização da música em sala de aula, tendem a superar mais rapidamente o período de adaptação, tendo em vista que tal processo promove a interação com um novo ambiente, com novos parceiros interativos, sejam adultos ou crianças coetâneas. Por fim, concluímos que a música não somente contribuiu como auxílio ao processo de adaptação das crianças envolvidas neste estudo, como estimulou processos de interação social entre estas crianças e as professoras, bem como entre as próprias crianças.
Descrição: PINTO, J. H. de O. Musicalização no processo de adaptação de crianças na educação infantil. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17051
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Helena de Oliveira Pinto.pdf481.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.