Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1706
Título: Marcas de subjetividade no discurso da charge
Autor(es): Xavier, Girlene Rodrigues de Souza
Palavras-chave: Discurso
Sujeito
Subjetividade
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar as marcas de subjetividade presentes nas charges do cartunista Lila, analisando os traços ideológicos e a função da linguagem não-verbal apresentados no discurso chárgico. Na nossa pesquisa procuramos mostrar também que os sentidos dos textos chárgicos se constroem em uma determinada época, criando condições de reconhecer o contexto no qual se encontram inscritos sujeitos que fazem parte de um processo sócio-histórico e ideológico. A fim de alçarmos no objetivo, buscamos na Análise de Discurso conceitos basilares como discurso, sujeito, condições de produção, os quais nortearam a nossa pesquisa. Faz-se referência também a Michel Foucault, especialmente no que se refere aos conceitos sobre práticas discursivas, tipos de subjetividades e princípios de controle.
Descrição: XAVIER, G. R. de. S. Marcas de subjetividade no discurso da charge. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1706
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlene Rodrigues de Souza Xavier.pdfGirlene Rodrigues de Souza Xavier668.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.