Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1707
Título: A crônica na escola: uma proposta de atividade com alunos do 9º ano
Autor(es): Ferreira, Dimas Bento
Palavras-chave: Gêneros textuais
Língua materna
Leitura e escrita - ensino
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: Estudos linguísticos têm se voltado para a problemática da escrita na escola, a fim de amenizar a não proficiência do oral e do escrito. Porém, reconhecemos que ainda há muito a se investigar nesse sentido, uma vez que percebemos que os resultados apresentados não abrangem sua totalidade. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar a produção escrita de alunos do nono ano pautado pela sistematização com os gêneros discursivos/textuais. Como fundamentos teóricos, utilizamos os estudos de Bakhtin (2002) o qual nos oferece fundamentos quanto ao conceito e funcionalidade dos gêneros, Schnewvly (2002), que traz uma proposta de sequência didática para se trabalhar com os gêneros, Geraldi (2004) trazendo as principais concepções de linguagens, entre outros que desenvolveram estudos nessa perspectiva. Dessa forma, a tentativa de articular teoria e prática no âmbito do ensino de Língua Materna foi evidenciada através da proposta de atividade concernente ao uso do gênero textual crônica.
Descrição: FERREIRA, D. B. A crônica na escola: uma proposta de atividade com alunos do 9º ano. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1707
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dimas Bento Ferreira.pdfDimas Bento Ferreira1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.