Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17074
Título: As mudanças do simples nacional e os impactos causados nas empresas do comércio
Autor(es): Moura, Allison Cristiano de Oliveira
Palavras-chave: Planejamento tributário
Simples nacional
Comércio varejista
Contabilidade tributária
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Quando se pensa em realizar algo de forma clara e objetiva no âmbito empresarial está se decidindo pelo planejamento, isto é, por um projeto de previsão das necessidades e realizações, sendo o contador figura de destaque no instante de implementar essa ferramenta valiosa de gestão: o planejamento tributário. Com isso estará colaborando decisivamente para a continuidade do negócio e consequente manutenção de empregos. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as principais alterações ocasionadas pela Lei Complementar n° 155 de 2016 e os impactos que essas alterações podem ocasionar para a empresa, dessa forma mostrar a importância do planejamento tributário em uma empresa do comercio varejista, no qual iremos levar em consideração o novo limite de faturamento para o Simples Nacional, bem como as novas alíquotas e anexos. Será feita uma comparação entre a forma de apuração de impostos entre os anos de 2017 e 2018, e verificar os impactos causados diante da nova forma de calcular tais contribuições, apresentando os novos conceitos, e a nova abordagem que os impostos e contribuições são tratados. Com a conclusão do estudo, foi encontrada uma diferença considerável nos impostos pagos o que evidencia que a lei complementar, foi criada com o objetivo de tornar o simples mais justo, onde cada empresa pagará seus impostos correspondente ao seu faturamento, através de uma alíquota efetiva, no qual poderá variar de acordo com o faturamento mensal.
Descrição: MOURA, A. C. de O. As mudanças do simples nacional e os impactos causados nas empresas do comércio. 2018. 21f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17074
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allison Cristiano de Oliveira Moura.pdf5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.