Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17075
Título: Estudo sobre a aplicação do acordo de Basileia III nas cooperativas de crédito no estado da Paraíba
Autor(es): Rego, Wesley de Freitas
Palavras-chave: Operações financeiras
Regime prudencial simplificado
Acordo de basileia
Instituições financeira
Cooperativa de crédito
Data do documento: 4-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Esse trabalho irá tratar sobre a implementação e comportamento das instituições financeiras que possuem funcionamento mais simples em relação aos regulamentos deliberados com o advento dos acordos de Basileia, este por sua vez firmado entre bancos centrais de todo o planeta para proteger o sistema financeiro. É sabido que verificar o cumprimento das normas oriundas dos Acordos de Basileia é um assunto complexo com cálculos difíceis e praticamente inacessíveis a terceiros, no entanto, as instituições mencionadas nesse parágrafo, pela norma chamadas de optantes pelo Regime Prudencial Simplificado possuem dados de grande utilidade para fins de análise inteiramente disponíveis ao público. O trabalho foi desenvolvido considerando que muito pouco se estuda sobre estas instituições, e menos ainda sobre os índices das instituições na prática, portanto, analisar índices de IF’s (Instituições Financeiras) optantes pelo RWA deste tipo. Logo, o objetivo geral deste trabalho é analisar o cumprimento das disposições regulamentares em cooperativas singulares de crédito do estado da Paraíba A monografia foi realizada com característica exploratório-descritiva e tendo como objeto de estudos três cooperativas de crédito que possuem atuação dentro do estado da Paraíba. Ao fim do trabalho pôde-se perceber que as IF’s analisadas vêm conseguindo operar sem descumprir as regras emitidas pelo BCB e que mais de um fator pode ser considerado na variação, positiva ou negativa, dos índices analisados no decorrer deste artigo.
Descrição: REGO, W. de F. Estudo sobre a aplicação do acordo de Basileia III nas cooperativas de crédito no estado da Paraíba. 2018. 32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17075
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley de Freitas Rego.pdf8.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.