Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17077
Título: Valoração do patrimônio geomorfológico do município de Gurjão, no estado da Paraíba
Autor(es): Borges Neto, Inocêncio de Oliveira
Palavras-chave: Patrimônio geomorfológico
Geomorfossítio
Geoturismo
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: As discussões acerca do patrimônio natural, originam-se com a preocupação de preservar os elementos naturais (bióticos e abióticos), correlacionada com a utilização dos recursos naturais de maneira sustentável, que possam fornecer um equilíbrio em relação a essas atividades, dentro desse âmbito surge os conceitos de Geodiversidade e Geoconservação, os mesmos estão intimamente ligados, principalmente se levar em consideração seus conceitos, com uma perspectiva específica que busca compreender de maneira geral o meio abiótico e suas relações interiores e exteriores, que mesmo com sua importância, sempre ficou ofuscada em relação a preocupação com a biodiversidade. Consciente disso é notório que dentro dos domínios da região imediata e intermediária de Campina Grande, situa-se o munícipio de Gurjão, que apresenta uma distinta paisagem geológica, geomorfológica e geográfica. O objetivo dessa pesquisa foi de identificar, descrever e valorar o patrimônio geomorfológico, de espacializar os geomorfossítios, além de sugerir possibilidades geoturísticas para o município de Gurjão. Os procedimentos metodológicos utilizados para coleta de dados, basearam-se em visitas ao campo com o auxílio da ficha de valoração do patrimônio geomorfológico proposta por Vieira (2014), onde a qual serviu para valorar os geomorfossítios, e os materiais empregados foram o GPS para georreferenciar as áreas de interesse, uma bússola para coletar as orientações dos principais afloramentos rochosos nas áreas trabalhadas e a ferramenta Quantum Gis para localizar os geomorfossítios. Foram valorados quatro geomorfossítios, sendo eles: Pedra do Pascácio (G01), Serrote dos Algodões (G02), Praia Deserta (G03) e Pedra da Tartaruga (G04). Os valores calculados para todo o município de Gurjão, foram: 0,6, para o valor intrínseco (científico), sendo o mais expressivo, de 0,32, para o valor adicional e 0,47, para o valor de uso e gestão, os mesmos mostram a necessidade de se investir em práticas conservacionistas.
Descrição: BORGES NETO, I. de O. Valoração do patrimônio geomorfológico do município de Gurjão, no estado da Paraíba. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17077
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inocencio de Oliveira Borges Neto.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.