Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1710
Título: Monotongação: um processo variacionista na prática escolar
Autor(es): Anselmo, Maricélia da Silva
Palavras-chave: Ditongos
Monotongação
Variação
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o fenômeno da monotongação, recorrente na oralidade, e que provavelmente venha a ocorrer também na escrita, uma vez que a língua escrita tende a pautar-se ou seguir a língua falada. A monotongação constitui-se de um processo fonológico presente no interior da formação silábica, em que ocorre o apagamento da semivogal (glide) do ditongo. Esse processo ocorre com mais evidência nos ditongos decrescente, casos em que o glide ocupa a posição de coda, na estrutura silábica, embora ocorram alguns casos com os ditongos crescentes. Alguns estudos relacionados a esta pesquisa, trazem o aspecto linguístico como determinante desse processo de monotongação, este fenômeno está mais presente na fala, porém iremos encontrar também na escrita, o qual será nosso foco na pesquisa. Nosso estudo se desenvolveu a partir de uma análise de dados coletados, por meio de um ditado de palavras, o qual foi realizado, no âmbito escolar, com alunos do ensino fundamental e médio. O interesse em estudar esse tema surge da necessidade de desenvolver mais pesquisas nessa área, uma vez que constitui um tema importante pelo fato de está relacionado ao desenvolvimento tanto da oralidade, como da escrita dos alunos e por constituir um fenômeno direcionado aos aspectos sociais, desenvolveremos nosso estudo pautado na pesquisa sociolinguística. Para tanto usou-se como aporte teórico alguns representantes dessa linha de pesquisa, tais como: Bortoni-Ricardo, (2005) e Hora (2004); e como referencial do nosso objeto de estudo: Bisol (2001) e Silva (2001). A partir das colocações desses pesquisadores, realizou-se a investigação, para com isso chegar aos nossos resultados, ou seja, observar se a presença do processo de monotongação ocorre com frequência na escrita dos alunos do ensino regular.
Descrição: ANSELMO, M. da. S. Monotongação: um processo variacionista na prática escolar. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1710
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maricélia da Silva Anselmo.pdfMaricélia da Silva Anselmo749.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.