Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1711
Título: | Processos de monotongação e ditongação: suporte teórico para trabalhar a variação em sala de aula |
Autor(es): | Nascimento, Maria Selma Lima do |
Palavras-chave: | Monotongação Ditongação Sociolinguística |
Data do documento: | 23-Ago-2013 |
Resumo: | Os estudos sociolinguísticos propiciaram o reconhecimento de que a língua é variável, mas passível de sistematização. Com esse entendimento, os resultados das pesquisas sobre variação passaram a ser utilizados no ensino, já que as variações também se fazem presentes no ambiente escolar. Diante dessas correlações, objetivamos estudar, neste trabalho, o processo de monotongação e ditongação, tomando por base as pesquisas de Silva (2004) e Aquino (2004), respectivamente, para assim fornecermos um suporte teórico para os estudos de variação em sala de aula. Para tanto, apresentamos uma revisão da literatura acerca das pesquisas sobre a Teoria da Variação que nos serviram de base, a exemplo de Weinreich, Labov e Herzog (1968), Bortoni-Ricardo (2004) e Marcuschi (2008). Estes estudos nos revelaram o grande valor das pesquisas sociolinguísticas e nos possibilitaram propor estratégias para um ensino mais eficiente e pragmático. |
Descrição: | NASCIMENTO, M. S. L. do. Processos de monotongação e ditongação: suporte teórico para trabalhar a variação em sala de aula. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1711 |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Selma Lima do Nascimento.pdf | Maria Selma Lima do Nascimento | 794.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.