Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1713
Título: Literatura e imagem: a representação do negro em Jubiabá de Jorge Amado
Autor(es): Silva, Maria de Fátima Cruz da
Palavras-chave: Literatura
Imagem
Negro
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: O negro como personagem da ficção na literatura regionalista da década de 30, é o assunto de nossa pesquisa. Analisar a imagem que emerge do protagonista negro, na tessitura do texto literário é o objetivo principal de nosso trabalho. Tomaremos como base o romance Jubiabá (1935), do autor, jornalista e memorialista Jorge Amado (1912-2001). Em suas obras os negros não figuram apenas como personagens secundários, destacam-se em papéis importantes, o que veremos no romance Jubiabá, através das experiências da infância, adolescência, juventude e fase adulta do protagonista negro Antônio Balduíno. Trata-se da trajetória da personagem que de moleque do Morro do Capa Negro, torna-se líder grevista em lutas trabalhistas na cidade da Bahia. Os pressupostos metodológicos utilizados consistiram na avaliação de quatro aspectos predominantes na obra, em relação à construção de imagens da personagem: aspecto familiar, espaço social, atividade profissional e identificação. A leitura tem por base os apontamentos teóricos de Brookshaw (1983), Rabassa (1965), Duarte (1996) e Cunha (2000), cujas abordagens tem contribuído para melhor compreendermos a representação do negro na literatura brasileira. Conclui-se que mesmo na condição de protagonista atuante dada a personagem principal, o negro ainda é apresentado por imagens profundamente marcadas por estereótipos culturais, sociais e raciais. Contudo, este tende a ser um referencial de luta e resistência, quando assume a condição de líder grevista e passa a atuar em prol da coletividade.
Descrição: SILVA. M. de. F. C. da. Literatura e imagem: a representação do negro em Jubiabá de Jorge Amado. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1713
Aparece nas coleções:III - LCABA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Cruz da Silva.pdfMaria de Fátima Cruz da Silva770.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.