Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17142
Título: Eficácia da lei de violência doméstica ou familiar contra a mulher no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Silva, André de Sousa
Palavras-chave: Violência Doméstica
Direito da Mulher
Lei Maria da Penha
Data do documento: 10-Dez-2012
Resumo: Ante a problemática dos altos índices de violência doméstica no Brasil, onde a mulher é vitimizada dentro do seu lar, lugar onde em tese, deveria ser seu refúgio de segurança e proteção, foi criada no país, depois de uma luta histórica dos movimentos feministas, a lei nº 11.340/2006. Sendo este, um forte instrumento contra a impunidade dos agressores, que na maioria das vezes, são aqueles acolhidos pelas mulheres como seus companheiros. Esta lei mudou por completo o cenário da violência doméstica, que até sua entrada em vigor, era reforçado pelas relações de dominação do sistema patriarcal e considerado crime de menor potencial ofensivo. A lei cria uma rede de atendimento humanizado para as mulheres, prevenindo a progressão da violência e promovendo com rigor a punição dos agressores. Por tudo, a Lei Maria da Penha foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, como uma das três melhores legislações do mundo, no enfrentamento à violência contra as mulheres. Esta temática será desenvolvida ao longo na busca da verificação ou não da eficácia da Lei Eficácia Da Lei De Violência Doméstica Ou Familiar Contra A Mulher No Município De Campina Grande-PB. Será desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica, sendo aplicado o método dedutivo a partir de uma abordagem quantitativa. Para tanto, serão coletados dados em boletins de ocorrência policial e inquéritos registrados e instaurados, respectivamente, na Delegacia Especializada da Mulher do município de Campina Grande-PB.
Descrição: SILVA, André de Sousa. Eficácia da lei de violência doméstica ou familiar contra a mulher no município de Campina Grande-PB. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17142
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André de Sousa Silva.pdf9.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.