Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1721
Título: Unidades políticas subestatais em perspectiva internacional: reconhecimento de direitos e definição de competências
Autor(es): Rodrigues, Alex Douglas Meaux Dias
Palavras-chave: Sociedade internacional
Paradiplomacia
Personalidade jurídica internacional
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: A presente pesquisa tem caráter descritivo, analítico e qualitativo, conciliando elementos de Ciência Política, Relações Internacionais e Direito, principalmente, tendo como objetivo a discussão sobre a Personalidade Jurídica Internacional na contemporaneidade. Partindo-se do nível de análise sistêmico, identifica no conceito de Sociedade Internacional a presença do ator preponderante Estado, que goza de prerrogativas, direitos e deveres para com seus congêneres, realidade advinda da fruição da Personalidade Internacional, outorgando-se a capacidade de tratar e gerenciando assim a própria dinâmica das relações internacionais. Aquiesce, no entanto, que as mudanças advindas da Globalização econômica têm modificado estruturas e conceitos tradicionais nos Estados, de forma que as unidades políticas subestatais tem sido impelidas a uma atuação internacional, transladando para o âmbito externo suas competências já exercidas no âmbito interno dos Estados que a congregam, forçando-os a institucionalizarem tal proceder, o que tem implicado na partilha da Personalidade Jurídica Internacional.
Descrição: RODRIGUES, A. D. M. D. Unidades políticas subestatais em perspectiva internacional: reconhecimento de direitos e definição de competências. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1721
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Douglas Meaux Dias Rodrigues.pdfAlex Douglas Meaux Dias Rodrigues922.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.