Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1722
Título: O Direito que ousa dizer o nome: sobre o reconhecimento do direito fundamental à sexualidade no Brasil
Autor(es): Cavalcante, Joel Martins
Palavras-chave: Direito fundamental
Homofobia
Sexualidade
Data do documento: 26-Ago-2013
Resumo: A homofobia como hostilidade a todas as pessoas que não são heterossexuais é bastante presente na sociedade brasileira. Sua forma mais brutal de manifestação é a violência física, além de negar direitos básicos. Baseada numa hierarquia das sexualidades, na qual a heterossexualidade é tida como superior e normal e todas as outras possibilidades de vivências do desejo sexual são inferiorizadas, a homofobia exclui as lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT´s) da cidadania plena em um Estado Democrático de Direito como é o Brasil. Nessa pesquisa, analisamos a homofobia à luz das ciências sociais e jurídicas, considerando a sexualidade como direito fundamental da pessoa humana e buscamos, através da Constituição Federal de 1988, pensar na construção de um direito da sexualidade e mostramos ser a discriminação homofóbica incompatível com seus princípios.
Descrição: CAVALCANTE, J. M. O Direito que ousa dizer o nome: sobre o reconhecimento do direito fundamental à sexualidade no Brasil. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1722
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joel Martins Cavalcante.pdfJoel Martins Cavalcante847.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.