Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1729
Título: Contos infantis e creche: a dramatização incentivando o desenvolvimento da imaginação e fantasia
Autor(es): Nascimento, Zélia da Silva
Palavras-chave: Contos infantis
Creche
Leitura
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: O presente artigo discute acerca da importância da dramatização a partir dos contos na creche, com o objetivo de promover o envolvimento das crianças com a Literatura infantil, desenvolvimento da linguagem oral e corporal, bem como propiciando o contato com a leitura e escrita através da arte dramatizada. Visando estimular a descoberta de diferentes possibilidades de movimentos tanto para viabilizar o desenvolvimento corporal, como para levar a criança ao encontro do outro, exercitando a afetividade, o inter-relacionamento, a sensibilização, nesse trabalho enfatiza a importância do respeito e do limite de cada indivíduo dentro de uma coletividade. Usando como veículo dessa relação a Prática Teatral, ressaltamos que o trabalho com teatro na instituição escolar tem a importância fundamental na educação, pois o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação expressão corporal, imposição de voz e vocabulário. Também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como o seu desenvolvimento; oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, em que na realização de cenas dramáticas trabalha-se o faz de conta, a imaginação e interpretação, uma vez que a atividade lúdica prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança. Cabe ressaltar que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa-ação, observando-se o campo de estágio, planejando-se ações para intervir nos processos Ensino e Aprendizagem. Tal visão permitiu, no período de intervenção, despertar a imaginação e fantasia das crianças, fazendo-as sonhar e vivenciar a magia contida nos livros contribuindo para o desenvolvimento infantil; de forma que quando aguçamos na criança possibilidades e habilidades de expressar seus sentimentos, pensamentos, dúvidas e criatividades contribuímos com a formação da cidadania, pois a criança além de adquirir conhecimentos específicos nas diferentes áreas do conhecimento humano desenvolverá hábitos que a instrumentalizará com as mais amplas condições culturais, políticas e sociais para sua interação com o mundo.
Descrição: NASCIMENTO, Z. da. S. Contos infantis e creche: a dramatização incentivando o desenvolvimento da imaginação e fantasia. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1729
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zélia da Silva Nascimento.pdfZélia da Silva Nascimento210.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.