Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1731
Título: A formação inicial do educador infantil em cena: a excelência de atuar na creche
Autor(es): Ribeiro, Amália Kelly Souza
Palavras-chave: Educação infantil
Creche
Formação inicial
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Ao longo dos anos, o caráter pedagógico, em relação ao atendimento nas creches tem se modificado no que diz respeito ao cuidar e educar. Na atualidade, sua função educativa tem sido definida tanto em teorias acerca da infância quanto na legislação da Educação brasileira. Este artigo tem a intenção de investigar a concepção dos alunos do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, no Município de Guarabira – PB, ou seja, o objetivo de estudo deste trabalho visa à formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia, acerca do trabalho docente no segmento da creche. Para tanto, num primeiro momento, construímos um estudo introdutório sobre a temática, a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de autores, como: Craidy (2001), Kramer (2005) e Kulisz (2006). Num segundo instante, foi feita uma entrevista – num processo de amostragem, com os alunos do curso de Pedagogia da turma 2007.1, no turno noturno. Foi possível visualizar as primeiras impressões dos sujeitos envolvidos. Como primeiras considerações, evidenciamos que a formação inicial do educador da creche não deve ser vista isoladamente como a única garantia de um atendimento de qualidade para as crianças pequenas. Por fim, identificamos que investir na formação inicial para a Educação Infantil significa reconhecer a sua importância na formação integral do sujeito na primeira infância.
Descrição: RIBEIRO, A. K. S. A formação inicial do educador infantil em cena: a excelência de atuar na creche. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1731
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amália Kelly Souza Ribeiro.pdfAmália Kelly Souza Ribeiro421.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.