Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1735
Título: Anemia hemolítica auto-imune: um estudo descritivo e revisado de sua origem ao seu tratamento
Autor(es): Pinto Filho, Rauly de Barros
Palavras-chave: Anemia
Hemólise
Anemia Hemólise Auto-imune
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Anemia hemolítica auto-imune (AHAI) é uma condição clínica incomum em que auto-anticorpos se ligam à superfície dos eritrócitos, ocasionando sua destruição via sistema complemento ou sistema retículoendotelial. A AHAI é classificada de acordo com a temperatura de reatividade dos anticorpos aos eritrócitos. Na AHAI a quente, os auto-anticorpos "quentes" reagem mais fortemente à temperatura corporal (37°C), sendo incapazes de aglutinar as hemácias, e a hemólise ocorre pela destruição pelo sistema retículoendotelial. Na AHAI a frio, os auto-anticorpos "frios" se ligam aos eritrócitos em temperaturas entre 4-18°C, podendo levar à aglutinação de eritrócitos na circulação sanguínea, ativando o sistema complemento e acarretando em hemólise. A forma mista caracteriza-se pela coexistência dos dois tipos de anticorpos. A AHAI também pode ser classificada com base na sua etiologia. A AHAI idiopática ou primária não apresenta correlação com doença de base, já a secundária está associada a doenças linfoproliferativas, imunodeficiências, uso de medicamentos ou neoplasias. As doenças linfoproliferativas são responsáveis por mais da metade dos casos de AHAI secundárias. Nos pacientes com doença idiopática a prevalência foi maior em mulheres, com pico entre a quarta e quinta década de vida. O objetivo geral do trabalho foi a realização de uma revisão de literatura, visando identificar sua incidência, seu diagnóstico laboratorial, suas características clínicas e seu tratamento. O mesmo teve, como metodologia, uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa descritiva. Concluiu-se que a incidência de AHAI por autoanticorpos quentes é bem superior do que a por frio, também observou-se que a prevalência foi do sexo feminino na faixa etária superior a 40 anos, assim como as patologias e as drogas que favorecem o desenvolvimento da AHAI.
Descrição: PINTO FILHO, R. de B. Anemia hemolítica auto-imune: um estudo descritivo e revisado de sua origem ao seu tratamento. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1735
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rauly de Barros Pinto Filho.pdfRauly de Barros Pinto Filho781.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.