Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17355
Título: A coexistência da filiação biológica e socioafetiva nos assentos cartorários e seus respectivos efeitos jurídicos
Autor(es): Alves, Aline Danielle Lemos
Palavras-chave: Direito de Familia
Princípios Constitucionais
Multiparentalidade
Data do documento: 28-Abr-2016
Resumo: A presente pesquisa visa analisar a possibilidade de reconhecer, para uma mesma pessoa, a coexistência da filiação biológica e socioafetiva, ambas produzindo seus respectivos efeitos, a partir da apresentação do afeto como valor jurídico estruturante da família contemporânea. Inicialmente são feitos alguns apontamentos acerca da nova roupagem assumida pela instituição familiar, voltada para garantir a busca da realização plena de cada um de seus membros, e breves comentários acerca dos princípios norteadores do Direito de Família. Ato contínuo, ante as várias possibilidades de constituição de vínculos paterno-filiais, são expostos os critérios determinantes da filiação, seguidos da análise da posse de estado de filho e da jurisdicionalização da parentalidade socioafetiva, sendo esta a consequência mais relevante da valorização da afetividade e da convivência familiar. Por fim, é delimitado o tema da multiparentalidade, indicada como solução mais equânime para dirimir os conflitos existentes entre os critérios de filiação, por apregoar a importância da preservação do superior interesse da criança e do adolescente e demais princípios constitucionais, podendo vir a ser averbada nos registros civis das pessoas naturais.
Descrição: ALVES, Aline Danielle Lemos. A coexistência da filiação biológica e socioafetiva nos assentos cartorários e seus respectivos efeitos jurídicos. 2016. 50f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17355
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Danielle Lemos Alves.pdf16.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.