Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17369
Título: A participação feminina na luta armada brasileira durante o período ditatorial militar
Autor(es): Montenegro, Steffi Graff Stalchus
Palavras-chave: Direitos Humanos
Justiça de Transição
Ditadura Militar
Data do documento: 19-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico aborda de forma analítica o papel feminino na luta armada na Ditadura Militar brasileira, no período compreendido entre 1964 e 1985. Pontos relevantes como os Direitos Humanos, a Justiça de Transição e o Direito à Memória e à Verdade dão norte ao estudo. Pesquisas recentes esclarecem que a presença feminina durante o período ditatorial foi bastante significativa, tendo em vista que, mesmo camufladas no papel de militante política, elas foram bastante ativas e deixaram a sua contribuição na luta contra o regime ditatorial. Problematiza-se, então, quais as normas padrões de Direitos Humanos foram violadas pelos órgãos de repressão. Dados recentes apontam que, o percentual de mulheres denunciadas por participarem da luta armada oscila entre 15% e 20%, chegando até a 24% na Vanguarda Popular Revolucionária. Destarte, resta configurada a necessidade de compreender os diversos direitos que foram violados, seja quando as militantes eram presas e torturadas, colocadas em condições sub-humanas, seja quando desempenhavam o papel de meio de tortura para seus familiares, ou até mesmo quando precisavam esquecer sua identidade para adentrar em Organizações e contribuírem para a queda do Regime. Conclui-se, portanto, que, mesmo diante de todas as adversidades impostas no período, estas não foram suficientes para impedir que a mulher desempenhasse papéis de importância no período ditatorial militar.
Descrição: MONTENEGRO, Steffi Graff Stalchus. A participação feminina na luta armada brasileira durante o período ditatorial militar. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17369
Aparece nas coleções:I - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Steffi Graff Stalchus Montenegro.pdf8.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.