Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1737
Título: FLEXVIG: um software educativo para auxiliar no ensino de flexão de viga
Autor(es): Oliveira, Gilmar da Silva
Palavras-chave: Software
Programação
Flexão de viga
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Diversos estudos têm demonstrado que a utilização das novas tecnologias na educação podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na medida em que associa a teoria a mecanismos tecnológicos que tornam dados conteúdos mais compreensíveis. Um dos grandes desafios dos professores que lecionam as disciplinas da Engenharia de Estruturas, por exemplo, é ter a disposição uma ferramenta didática de fácil manipulação para o ensino dos fundamentos da mecânica dos materiais e outros conteúdos, uma prática que facilitaria bastante o trabalho docente e consequentemente o aprendizado do aluno. Intentando conhecer os programas disponíveis nas universidades e no mercado fez-se uma breve pesquisa via internet e em alguns exemplares bibliográficos, e observou-se que a grande maioria dos softwares encontrados tem por finalidade a otimização do processo de construção de projetos, não tendo nenhum caráter pedagógico e os que possuem essa característica, possibilitam apenas que o aluno resolva os problemas de forma mais rápida, não tendo o processo de ensino-aprendizagem como foco principal. Logo, esse trabalho visa mostrar o software educacional, FlexVig, desenvolvido com a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Engenharia Civil e dos docentes atuantes nessa área, partindo de uma perspectiva pedagógica e analítica.
Descrição: OLIVEIRA, G. da S. FLEXVIG: um software educativo para auxiliar no ensino de flexão de viga. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1737
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmar da Silva Oliveira.pdfGilmar da Silva Oliveira2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.