Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17376
Título: Movimentos sociais em busca da democracia e sua efetividade na sociedade brasileira
Autor(es): Andrade, Aldeangela Gama de
Palavras-chave: Movimentos Sociais
Sociedade Civil Brasileira
Democracia
Data do documento: 25-Jul-2014
Resumo: Este estudo busca tratar acerca dos movimentos sociais em sua esfera teórica, bem como da sua participação no processo histórico de transformação social no cenário brasileiro. O estudo sobre os movimentos sociais apresenta uma análise histórica acerca do surgimento destes no seio das sociedades em todo o mundo. Necessário evidenciar que a criação e desenvolvimento dos movimentos sociais encontram-se atrelados à luta pela garantia de direitos de minorias da população de determinado local. Diante do contexto histórico, é perceptível que as conquistas sociais mais importantes estão intimamente voltadas à luta por parte dos movimentos advindos da sociedade civil. Desta feita, é essencial buscar no passado a trajetória dos movimentos sociais no Brasil, a fim de que seja possível entender a sua importância dentro do processo de construção democrática. Tendo como ponto de partida os interesses coletivos, através dos movimentos sociais, a sociedade tem conseguido obter diversas conquistas e concretizar seus objetivos sociais. Destaca-se ainda a importância dos chamados novos movimentos sociais, uma vez que estes são concretizados através da coletividade e que fortalecem um nova ação política, capaz de propiciar a criação de novos espaços de participação popular além dos ambientes formais e institucionais, assim como estabelecer novos modelos de juridicidade. Por fim, as discussões giram em torno da democracia participativa na sociedade brasileira, ressaltando a relevância da participação social no contexto de redemocratização do Brasil.
Descrição: ANDRADE, Aldeangela Gama de. Movimentos sociais em busca da democracia e sua efetividade na sociedade brasileira. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17376
Aparece nas coleções:I - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldeangela Gama de Andrade.pdf13.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.