Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17378
Título: Inclusão da criança autista na escola: visão de docentes sobre o processo
Autor(es): Mariano, Ivanildo Pereira
Palavras-chave: Educação inclusiva
Autismo
Escola
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A pesquisa se propôs analisar como é o processo de inclusão das crianças autistas, no ambiente educacional. Partiu-se do pressuposto de que o educador pouco conhece sobre os transtornos de aprendizagem, especificamente quando se refere ao acolhimento institucional, aos processos e planejamentos didáticos, sobre recursos materiais, físicos e atividades sócia interativas. Acredita-se que fontes investigativas que reflitam sobre estas questões tornam-se importantes projetos inclusivos. Para dar conta deste trabalho utilizou-se os fundamentos dos seguintes autores: Bosa (2006), Togashi e Walter (2006), Losapio e Pondé (2008), Serra (2010), Santos e Santos (2012), Sanini e Bosa (2015), todos diretamente relacionados com a temática em questão. A proposta metodológica foi divida em dois momentos: em uma pesquisa bibliográfica – primeira parte teórica e outra de campo, ambas de abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com cinco professores e dois gestores, em escola pública, nos munícipios de Cuité e Juazeirinho, Estado da Paraíba. Os principais resultados apontaram para o direito a educação de todos e uma necessidade de repensar um novo modelo de educação. Observamos, a partir da fala dos docentes, que há muito que fazer e que temos muitas instituições escolares que necessitam de apoio para as práticas de inclusão. Vencer as barreiras que são colocadas entre os alunos com algum tipo de deficiência física ou mental, torna-se emergente e tardio. Nas considerações finais salienta-se uma adequação de proposta de acolhimento, com práticas educativas que levem em consideração o interesse do educando, que a nosso ver são mais significativas no processo de aprendizagem.
Descrição: MARIANO, I. P. Inclusão da criança autista na escola: visão de docentes sobre o processo. 2018. 37f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17378
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanildo Pereira Mariano.pdf467.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.