Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17400
Título: Los Cuentos literarios en clase de lengua española y sus aspectos culturales e interculturales
Autor(es): Farias, Christiane Cavalcanti
Palavras-chave: Leitura
Cultura
Interculturalidade
Ensino de espanhol
Data do documento: 5-Jun-2018
Resumo: Sabendo que o linguista é o profissional que faz um estudo profundo da linguagem, e trabalha com todas as atividades de linguagem presentes na sociedade, como: evolução, estrutura, e outros pontos fundamentais de seu uso. O objetivo desta pesquisa, foi trabalhar o conto literario, El Avión de la Bella Durmiente do escritor colombiano Gabriel García Márquez (1992) como um elemento essencial com intuito de contribuir para uma formação de leitores em quanto aprendizes de uma nova língua, abordando os aspectos culturais e interculturais do país nativo do escritor colombiano, y também de aspectos culturais encontrados no texto. Esta pesquisa do tipo educativa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande-PB. Nossas bases teóricas metodológicas estão fundamentadas em Padilla (2006) que defende que cultura é a busca da natureza humana e dos escritos de Chauí (2001), que explica que a cultura é a maneira de humanização por meio das práticas sociais e por Walesco (2006), que trata a interculturalidade como uma integração de atitudes e comportamentos comprometidas com respeito ao outro. Magalhaes (1972) e Bosi (1975) que nos ajuda a reflexionar sobre o conto literário nas aulas de língua espanhola. Por fim, analisamos os dados coletados e dissertamos sobre a experiência de proporcionar a interculturalidade nas aulas. Nossa pesquisa foi qualitativa e bibliográfica, qualitativa por ternos convivido em contato direto com os alunos ministrando as aulas, interpretando a realidade social, forma de ser das pessoas, grupos culturais os quais lhes dão sentido as suas experiências e ao mundo em que vivem, bibliográfica por fazer parte da primeira etapa do processo de pesquisa que proporciona o conhecimento das investigações existentes, de um modo sistemático, através de uma ampla busca de informação, conhecimentos e técnicas sobre uma questão determinada.
Descrição: FARIAS, C. C. Los Cuentos literarios en clase de lengua española y sus aspectos culturales e interculturales. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17400
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christiane Cavalcanti Farias.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.