Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17439
Título: Música e poesia no currículo escolar: experiência vivenciada com alunos do projovem
Autor(es): Silva, Elane Sousa da
Palavras-chave: ProJovem
Currículo
Música e poesia
Data do documento: 5-Jul-2018
Resumo: O presente trabalho é fruto de nossa participação no Projeto de extensão realizado no ano de 2016 intitulado: A poesia e a música nos coletivos do Projovem: contribuindo com a reinserção da música no currículo escolar. Trata-se de um relato de experiência vivenciado com alunos do ProJovem urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) no município de Catolé do Rocha. O Programa, não mais em funcionamento, tinha como objetivo motivar o retorno dos alunos (de 18 a 29 anos) à escola e a permanência dos jovens em situações de vulnerabilidade por meio de atividades interdisciplinares, ações sociais e capacitação para o trabalho. Implantado em agosto de 2008, o Programa fez parte da Política Nacional da Juventude do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, em ação compartilhada com os Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O principal objetivo deste trabalho é o de descrever as experiências vivenciadas no ProJovem a partir da reinserção da música e da poesia no currículo escolar envolvendo conhecimentos literários, culturais e históricos. Partimos de uma metodologia onde desenvolvemos atividades com gêneros musicais e textos literários de autores clássicos e contemporâneos. Para a fundamentação teórica nos ancoramos em autores como: Adorno (2000), Campomori (2008), Moreira e Candau, (2007), Queiroz (2004), Silva (2004), documentos oficiais (currículo prescrito), entre estes, Diretrizes Curriculares e legislação específica inerentes às discussões. Consideramos positiva esta experiência, visto que os alunos puderam, por meio das atividades desenvolvidas, entrarem em contato com poemas musicados, possibilitando o desenvolvimento de aptidões vinculadas à oralidade, o domínio discursivo e interpretativo, bem como o desenvolvimento cultural destes.
Descrição: SILVA, E. S. da. Música e poesia no currículo escolar: experiência vivenciada com alunos do projovem. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17439
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elane Sousa da Silva.pdf6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.