Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17447
Título: A velhice no conto "O violino", de Luiz Vilela
Autor(es): Gomes, Ramires Vieira
Palavras-chave: Luiz Vilela
Velhice
Abandono
Data do documento: 6-Jul-2018
Resumo: O conto “O violino”, de Luiz Vilela, (1992) se volta basicamente para o ser humano na medida em que retrata o encontro de um menino com sua tia já idosa e esse encontro provoca uma mudança radical na vida de “tia Lázara”, pois favorece a retomada do gosto pela música e a satisfação da senhora em tocar um antigo violino que o menino encontra no porão da casa onde vivem. Sendo assim, ao colocar como protagonista uma senhora de idade, que vivia isolada dos demais entes da família, podemos dizer que através da imaginação do autor a narrativa nos possibilita uma reflexão em torno da velhice, socialmente ainda marginalizada, fazendo, assim, um elo entre a literatura e as questões que marcam a sociedade atual. Desse modo, objetivamos analisar os personagens principais desse conto, procurando refletir sobre a condição de exclusão em que se se encontra o velho na sociedade contemporânea, marcadamente capitalista, que o coloca na condição de estorvo, restando-lhe apenas ou exclusivamente o abandono. Trata-se, portanto, de um estudo de crítica literária, que do ponto de vista metodológico se fundamenta na pesquisa de base bibliográfica. Para tanto, recorremos a estudos em torno da vida e da obra do autor, bem como pesquisas já realizadas acerca da obra de Luiz Vilela, além de trabalhos sobre a velhice, a exemplo de estudos como os de Bosi (1994). Sobre Vilela e sua obra, foi indispensável à leitura de Neves (2017), Oliveira (2014), Rodrigues (2012), dentre outros. A análise do conto demonstra a imagem do idoso como alguém que busca refúgio na solidão ou no abandono, levado pela situação de desvalorização e inutilidade ofertada pela família e sociedade. Palavras-chave: “O Violino”.
Descrição: GOMES, R. V. A velhice no conto "O violino", de Luiz Vilela. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17447
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramires Vieira Gomes.pdf6.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.