Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1749
Título: Organização trófica da assembleia de peixes juvenis em duas camboas do estuário do Rio Mamanguape, Paraíba, Brasil
Autor(es): Figueiredo, Gabriela Guerra Araújo Abrantes de
Palavras-chave: Piscicultura
Ecologia trófica
Amplitude de nicho
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: As zonas costeiras abrigadas, como os estuários, são importantes para sobrevivência de um grande número de espécie, oferecendo abrigo e alimento às diversas fases do ciclo de vida dos teleósteos. As camboas, conhecidas como canais de maré, são recursos que possuem um design sinuoso e são influenciados diretamente pelo regime de marés, que fornecem áreas de alimentação, criação e recrutamento, sustentando a produtividade da pesca costeira. Devido a essa importância, o presente trabalho testou a hipótese da variação na organização trófica entre duas camboas diferentes. O estudo objetivou avaliar a ecologia trófica das assembleias de peixes de duas camboas (Camboa dos Tanques e Camboa dos Macacos)no estuário doRio MAmanguape Paraíba – Brasil nos períodos de seca e chuva do durante o ciclo hidrológico. As amostragens foram realizadas no período de Janeiro a Dezembro de 2011, utilizando-se de arrasto de praia. A dieta das espécies foi analisasa pelo Indice de Importância Alimentar (IAi). Foram analisados 1315 estômagos das 7 espécies mais abundantes (Atherinella brasiliensis, Eucinostomus argenteus, Eucinostomus melanopterus, Ctenogobius boleosoma, Hyporhampus unifasciatus, Sphoeroides testudineus e Lycengraulis grossidens), sendo verificada qua a organização trófica evidenciou diferenças entre as camboas devido as características da disponibilidade dos itens. As ligações tróficas com valores <25% da FV indicam uma maior partição dos recursos, sendo essa uma estratégia adotada pelas espécies para garantir a coexistência nessa zona estuarina tropical.
Descrição: FIGUEIREDO, G. G. A. A. de. Organização trófica da assembleia de peixes juvenis em duas camboas do estuário do Rio Mamanguape, Paraíba, Brasil. 2012. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1749
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Guerra Araújo Abrantes de Figueiredo.pdfPDF - Gabriela Guerra Araújo Abrantes de Figueiredo1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.