Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Ediana da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-27T11:14:00Z-
dc.date.available2018-11-27T11:14:00Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.otherCDD 371.192-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17497-
dc.descriptionRAMOS, E. da S. A participação da família na escola: contribuições no desempenho escolar do aluno em narrativas de professoras. 2018. 49f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute a relação entre a escola e a família, refletida na prática docente e no cotidiano escolar. Essa proposta pretende refletir a participação da família na escola e a importância de sua presença na comunidade escolar, a fim de que haja mais interação entre a escola, professores, gestores e a equipe pedagógica escolar com a família. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se ocorre a relação família/escola com base em narrativas de professoras que lecionam no fundamental II em uma escola pública da cidade de Solânea-PB. A pesquisa se situa no campo da educação com foco no desenvolvimento humano, expondo o diálogo da família com a escola a partir das narrativas de professoras. A pesquisa foi realizada numa escola pública da cidade de Solânea-PB. Os conceitos trabalhados na pesquisa foram a relação família/escola, refletida na ação docente e família na escola, a formação da família contemporânea e a formação docente. Para melhor embasamento teórico foram utilizadas as seguintes referências: Dalberio, (2007); Osorio, (2002); López, (2003); Chraim, (2009). E discutimos sobre Educação a partir dos seguintes autores: Antunes, (2002); Candau, (1999); Zagury, (2003); Brasil, (2004); Piaget, (1999); Freire, (1996). A abordagem metodológica, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo resultados trouxe resultâncias conforme aos objetivos propostos, evidenciando uma reflexão acadêmico-profissional para minha prática docente, a exemplo de como tratar a relação família-escola, escola-família no contexto das propostas educacionais atuais. É de suma importância a questão da aprendizagem do discente, pois quando se há uma aprendizagem significativa, com certeza o aluno vai conseguir superar dificuldades que virão posteriormente. A família é parte crucial para que haja esse aprendizado. O seu apoio é como um pilar que vai dar sustentação para todos as aprendizagens que estão por vir. Sem essa participação não haverá aquisição do conhecimento, pois o aluno vai apenas reproduzir o que ouviu sem assimilá-lo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectRelação família escolapt_BR
dc.titleA participação da família na escola: contribuições no desempenho escolar do aluno em narrativas de professoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ediana da Silva Ramos.pdf534.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.