Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Ediana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T11:14:00Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T11:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.192 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17497 | - |
dc.description | RAMOS, E. da S. A participação da família na escola: contribuições no desempenho escolar do aluno em narrativas de professoras. 2018. 49f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute a relação entre a escola e a família, refletida na prática docente e no cotidiano escolar. Essa proposta pretende refletir a participação da família na escola e a importância de sua presença na comunidade escolar, a fim de que haja mais interação entre a escola, professores, gestores e a equipe pedagógica escolar com a família. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se ocorre a relação família/escola com base em narrativas de professoras que lecionam no fundamental II em uma escola pública da cidade de Solânea-PB. A pesquisa se situa no campo da educação com foco no desenvolvimento humano, expondo o diálogo da família com a escola a partir das narrativas de professoras. A pesquisa foi realizada numa escola pública da cidade de Solânea-PB. Os conceitos trabalhados na pesquisa foram a relação família/escola, refletida na ação docente e família na escola, a formação da família contemporânea e a formação docente. Para melhor embasamento teórico foram utilizadas as seguintes referências: Dalberio, (2007); Osorio, (2002); López, (2003); Chraim, (2009). E discutimos sobre Educação a partir dos seguintes autores: Antunes, (2002); Candau, (1999); Zagury, (2003); Brasil, (2004); Piaget, (1999); Freire, (1996). A abordagem metodológica, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo resultados trouxe resultâncias conforme aos objetivos propostos, evidenciando uma reflexão acadêmico-profissional para minha prática docente, a exemplo de como tratar a relação família-escola, escola-família no contexto das propostas educacionais atuais. É de suma importância a questão da aprendizagem do discente, pois quando se há uma aprendizagem significativa, com certeza o aluno vai conseguir superar dificuldades que virão posteriormente. A família é parte crucial para que haja esse aprendizado. O seu apoio é como um pilar que vai dar sustentação para todos as aprendizagens que estão por vir. Sem essa participação não haverá aquisição do conhecimento, pois o aluno vai apenas reproduzir o que ouviu sem assimilá-lo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Relação família escola | pt_BR |
dc.title | A participação da família na escola: contribuições no desempenho escolar do aluno em narrativas de professoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ediana da Silva Ramos.pdf | 534.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.