Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17507
Título: As geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia como abordagem metodológica para o ensino médio
Autor(es): Moura, Luana Honório de
Palavras-chave: Ensino de geografia
Recursos didáticos
Geotecnologias
Data do documento: 2-Mai-2018
Resumo: A pesquisa em questão apresenta as contribuições das geotecnologias e uso desses recursos como instrumentos auxiliares das práticas didático-pedagógicas nas aulas de Geografia no Ensino Básico, destacando assim, a importância dessa disciplina como saber necessário para o conhecimento do espaço. Como recorte espacial escolhemos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada na cidade de Aroeiras/PB. Metodologicamente este é um estudo de caso. A sua construção foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas e documentais in loco, a partir das experiências da docente-pesquisadora. Para consolidação dos resultados da pesquisa se fez necessário abordar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e o amparo científico de vários pesquisadores da área que trazem reflexões teóricas sobre a utilização das geotecnologias para o Ensino Básico. Buscamos também enfatizar a formação do professor de Geografia e sua capacitação em fazer uso de tais instrumentos, destacando dessa maneira as contribuições das geotecnologias para o ensino de Geografia, sobretudo nesse momento no qual a sociedade vivencia o meio técnico científico informacional e a globalização. Foi possível chegar à conclusão que o uso das geotecnologias no Ensino Básico pode otimizar o ensino de Geografia e o meio educacional como um todo, a partir de dados de Sensoriamento Remoto e tecnologias mais avançadas que apresentam grande potencial a serem utilizados como recurso didático, pois desperta o interesse e a curiosidade dos alunos sobre os temas abordados pela Geografia e traz para o professor um suporte positivo do fazer docente.
Descrição: MOURA, L. H. de. As geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia como abordagem metodológica para o ensino médio. 2018. 37f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17507
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Honório de Moura.pdf678.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.