Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17546
Título: Proposta da gestão documental no arquivo permanente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba
Autor(es): Freitas Filho, Marcos Antonio Falcão de
Palavras-chave: Arquivo permanente
Gestão documental
Estágio não obrigatório
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo propor a aplicação da Gestão Documental, no Arquivo Permanente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, CREA – PB. As atividades realizadas se deram através de Estágio Não-Obrigatório realizado em duas etapas. A primeira etapa foi realizada no período de 01 de outubro de 2014 à 30 de abril de 2015 e a segunda etapa foi realizada no período de 06 de junho de 2016 à 05 de agosto de 2016. Os procedimentos arquivísticos adotados foram: Análise Geral dos Arquivos, Higienização, Digitalização, Validação e Organização dos Arquivos, respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. A metodologia foi feita através da análise e observação direta no arquivo permanente da instituição, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizada em uma pesquisa de campo, seguindo o viés da classificação descritiva, relatando a experiência individual e descrevendo atividades realizadas. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a preparação do acervo, por meio de digitalização com a finalidade de conversão em suporte digital, facilitando e agilizando os processos de busca e recuperação da informação, mostrando a importância e o cuidado com a documentação e os procedimentos no tocante do acesso, uso e preservação da informação. Através da aplicação do diagnóstico, foi elencado os pontos fortes e fracos no tocante a gestão documental. Nesse sentido, foi sugerido propostas de melhorias, tanto no arquivo permanente, bem como no quadro funcional da instituição.
Descrição: FREITAS FILHO, M. A. F. de. Proposta da gestão documental no arquivo permanente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17546
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Antonio Falcão de Freitas Filho.pdfMarcos Antonio Falcão de Freitas Filho9.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.