Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1755
Título: Trocas gasosas e eficiência fotossintética em pinhão manso (Jatrophacurcas L.) cultivado sob diferentes lâminas de água residuária
Autor(es): Santos, Gledson Adam de Oliveira
Palavras-chave: Cultivo vegetal
Pinhão manso
Irrigação
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: O pinhão-manso pode ser considerado como um cultivar de grande importância econômica, devido à capacidade de suas sementes armazenarem quantidade significativa de óleo, sendo matéria-prima para a produção de biodiesel, é denominado como uma cultura silvestre, devido à deficiência de informações agronômicas e fisiológicas dessas plantas. Objetivou-se neste trabalho avaliar as alterações nas trocas gasosas e eficiência fotossintética em pinhão-manso submetido à aplicação de água residuária. O experimento foi feito em cinco lâminas de irrigação determinadas por cinco percentuais (25%, 50%, 75%, 100% e 125%) da evapotranspiração de referencia. Foram analisados os valores da fluorescência mínima (F0), fluorescência variável (Fv), fluorescência máxima (Fm = Fo + Fv), relação Fv/Fo e eficiência do fotossistema II (relação Fv/Fm) mais os dados referentes às trocas gasosas (transpiração, condutância estomática e fotossíntese líquida). Os dados foram avaliados depois de 70 dias de aplicação da irrigação e verificou-se que as lâminas surtiram efeito positivo com acréscimo das variáveis estudadas até o percentual de 75%, mantendo-se em 100% e apresentando uma tendência negativa a partir deste ponto.
Descrição: SANTOS, G. A. de O. Trocas gasosas e eficiência fotossintética em pinhão manso(Jatrophacurcas L.) cultivado sob diferentes lâminas de água residuária. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1755
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gledson Adam de Oliveira Santos.pdf395.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.