Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17558
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Thais Keilla Souza do | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T17:46:42Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T17:46:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17558 | - |
dc.description | NASCIMENTO, T. K. S. do. A relação ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão - Alagoinha/PB. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as várias modificações que o ensino da Geografia passou ao longo dos anos, bem como, o currículo atualizado em benefícioao desenvolvimento pleno do educando, o presente trabalho configura-se em meio às transformações da sócio- politicas-tecnológicas da educação para o ensino de Geografia. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de ensino e aprendizagem em Geografia sob a perspectiva de uma educação cidadã, humana e social, a partir da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, discutindo como a relação professor/aluno poder contribuir para esse processo, bem como enunciando as maiores dificuldades que os alunos apresentam com relação à disciplina de Geografia.O trabalho justifica-se na apreciação da situação do ensino da Geografia frente a implicações e novas metodologias de ensino, apresentando como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada em alguns autores como Sposito (2014), Callai (2001) e Cavalcanti (2006) de caráter descritivo e qualitativo, com análise de campo de pesquisa. O presente trabalho tomou como base para a coleta e análise dos dados a aplicação do questionário e a observação. A pesquisa foi realizada com os 4 professores de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, Alagoinha – PB. Conclui-se que através dos dados coletados pelos professores, o ensino de Geografia tem passado por grandes mudanças, deixando de lado o modo tradicional de ensino e se adaptando as novas tecnologias. Percebe-se que os professores privilegiam os conhecimentos prévios dos alunos e se adaptam a ambientes inovadores para sua prática educacional, utiliza-se de forma positiva das TCI´s para despertas os conhecimentos dos alunos em sala de aula, veem a experiência do estágio como parte de grande importância para sua formação acadêmica, onde colocaram em prática as teorias aprendidas em sala de aula e adquiriram conhecimentos que se fazem presentes apenas na própria vivencia docente. Utilizando-se de todo material oferecido pela escola e pelo meio que sirva como ferramenta para solucionar problemas de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Michele Kely Moraes Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | A relação ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão - Alagoinha/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thais Keilla Souza do Nascimento.pdf | PDF - Thais Keilla Souza do Nascimento | 5.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.