Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17561
Título: Tenho um autista na sala de aula e agora?
Autor(es): Gomes, Gerlane Joseilda Lira
Palavras-chave: TEA
Contexto escolar
Inclusão escolar
Data do documento: 2018
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, é uma doença que não tem causas conhecidas, como também a cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, proporcionaram ao individuo maior possibilidade de desenvolver suas habilidades afetadas, tais como a comunicação e socialização. A inclusão no contexto escolar é uma realidade assegurada por Lei. O aluno com necessidades especiais, torna-se um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino e pelos educadores que nem sempre estão preparados. Neste sentido, buscamos indagar, o professor foi capacitado para receber um aluno autista e contribuir para a sua interação? A partir desta indagação, temos como objetivo geral analisar as políticas de inclusão do aluno com TEA na sala de aula: Conceituando o TEA, sinais, sintomas e os desafios para uma educação inclusiva; Observar os aspectos de capacitação de profissionais da Educação e Analisar o atendimento especializado na Educação Regular para alunos com Autismo. O embasamento se deu com os seguintes teóricos: Caminha et al. (2016); Canabarro, Teixeira e Schmidt (2018); Loureiro et al. (2017); Ferreira (2018); Braz-Aquino, Ferreira e Cavalcante (2016), entre outros, que tratam das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista. Para isso, adotou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Conclui- se que os prejuízos causados pelo Transtorno do Espectro do Autismo, afastam as crianças do sistema educacional, muito embora algumas conquistas já permitem que as mesmas sejam incluídas e possam frequentar a escola e façam parte da Educação Especial, no entanto, essa inclusão nem sempre ocorre de forma qualitativa, pois os educadores em sua maioria não estão preparados para promover o desenvolvimento de uma criança autista, como também a escola não oferece uma estrutura física e de material adequados para promover a socialização e desenvolvimento do aluno autista.
Descrição: GOMES, G. J. L. Tenho um autista na sala de aula e agora?. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17561
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Joseilda Lira Gomes.pdfPDF - Gerlane Joseilda Lira Gomes9.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.