Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17578
Título: Aplicação de uma análise de CVL em uma escola privada de ensino infantil e fundamental na cidade de Pombal-PB
Autor(es): Araujo, Davi Angelo
Palavras-chave: Custeio variável
Custo-Volume-Lucro (CVL)
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC)
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: É comum que em empresas com administração familiar não haja a utilização de métodos efetivos de controle de custos. No caso de empresas de serviços, a definição de tais controles torna-se difícil principalmente para o proprietário da empresa, devido às características da prestação de serviços. O presente trabalho teve como objetivo analisar a estrutura de custos de uma escola privada na cidade de Pombal-PB, com aplicação do método de custeio variável, identificação do processo de operação da escola, apuração dos gastos incorridos pela empresa no ano de 2017 e realização de sua classificação e interpretação. A pesquisa se desenvolve a partir de um estudo de caso realizado no Espaço Educacional “Arco Íris”, uma das escolas privadas do município de Pombal-PB, referente ao exercício de 2017, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que escolas do setor privado, por serem consideradas empresas prestadoras de serviços, demandam uma estrutura fixa de custos. Observa-se ainda que a estrutura de custos da escola em questão pode ser considerada viável ou positiva, uma vez que apresenta lucros de R$ 10.593,62 para o ano que foi analisado. A análise ainda tornou possível conhecer os valores de margem de contribuição (R$ 379.033,62) e ponto de equilíbrio nos segmentos estabelecidos, que são configuradas como informações gerenciais de suma importância para a escola, tendo em vista a composição de sua estrutura de custos. Assim, o presente estudo vem a contribuir para evidenciar a realidade de empresas que desconhecem seus custos variáveis e não efetuam gestão formal de seus gastos.
Descrição: ARAÚJO, D. A. Aplicação de uma análise de CVL em uma escola privada de ensino infantil e fundamental na cidade de Pombal-PB. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17578
ISSN: CDD 657.42
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Davi Angelo Araujo.pdfPDF - Davi Angelo Araujo632.79 kBDesconhecidoVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.