Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17582
Título: Winter is coming: o Ártico na política externa russa entre 2006 e 2016
Autor(es): Rêgo, Alana Karla Monteiro Leal
Palavras-chave: Rússia
Ártico
Política externa russa
Data do documento: 29-Jun-2018
Resumo: O período de transição da URSS para a Federação Russa foi marcado por um cenário de fragilidade. Os primeiros anos pós reestruturação foram conduzidos por mãos que buscaram reafirmar a Rússia uma grande potência e reinseri-la no cenário internacional. A estratégia geopolítica russa para o Ártico de 2008 vê, não apenas vias econômicas, mas uma grande oportunidade de projeção de poder. O desenvolvimento da Northern Sea Route e sua inclusão no pensamento estratégico geopolítico mundial, trata principalmente da abertura internacional para a navegação. Dito isso, este artigo objetiva responder a seguinte pergunta de pesquisa: quais condicionantes explicam a importância do Ártico na Política Externa Russa? A partir dessa análise para o High North, aos anos que compreendem 2006 a 2016, busca-se descrever a posição da Federação Russa sobre o monopólio de seus recursos naturais, bem como as tensões que surgem desse posicionamento frente aos outros atores da região ártica. O método de pesquisa utilizado é de cunho qualitativo, documental e bibliográfico baseado na análise de documentos e discursos oficiais de autoridades russas, como também da literatura sobre geopolítica e relações internacionais. Por fim, concluiu-se que é parte da estratégia Russa exercer diálogo, meio aos seus desafios, alternando entre diplomacia e posicionamentos mais ostensivos junto aos demais países que compõem a zona em comum, a partir de suas políticas externas específicas em defesa, desenvolvimento e administração desse espaço.
Descrição: RÊGO, A. K. M. L. Winter is coming: o Ártico na política externa russa entre 2006 e 2016. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17582
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Karla Monteiro Leal Rêgo.pdfAlana Karla Monteiro Leal Rêgo14.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.