Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/176
Título: Tuberculose nos serviços públicos de saúde do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Albuquerque, Flávia de Moraes
Palavras-chave: Saúde pública
Tuberculose
Epidemiologia
Data do documento: 14-Set-2012
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar as ações de controle do tratamento da tuberculose nos serviços públicos de saúde do município de Campina Grande/PB. Trata-se de um estudo descritivo baseado em inquérito, para avaliação de serviços de saúde. Para coleta de dados, utilizou-se um instrumento Primary Care Assessment Tool (PCAT), elaborado por Starfield. Participaram do estudo, 81 doentes de TB diagnosticados no período de janeiro de 2009 a maio de 2010 e acompanhados pelos Serviços de Saúde do município. A análise estatística baseou-se em cálculo de distribuição de freqüência através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 13.0. Quanto ao perfil sócio-demográfico dos sujeitos do estudo 64% era do sexo masculino, 43,2% tinham baixa escolaridade, tendo apenas o ensino fundamental incompleto. Dos entrevistados apenas 37% realizavam o Tratamento Supervisionado, 45,6% afirmaram que em algum momento perderam o turno de trabalho/compromisso para se consultar. 24,5% dos pacientes relatam sempre ou quase sempre esperar mais de 60 minutos para serem atendidos pelo serviço. Em mais da metade dos casos os doentes conseguem consultas num prazo de 24 horas (66,6%). Cerca de 28,4% dos doentes referem falta da medicação em algum momento durante o tratamento. Quanto aos indicadores realização do tratamento no serviço mais próximo ao domicílio, necessidade de utilizar transporte motorizado para ir ao serviço e pagar por este para consultar-se, apresentaram, respectivamente, os seguintes valores 50,6% sempre, 45,6% e 44,4% para quase nunca e nunca. Apenas 49,4% dos doentes receberam pote para exame de escarro mensal de controle da doença, enquanto que a consulta mensal está presente em 77,8% dos casos. Cestas básicas nunca são oferecidas por nenhum dos serviços de saúde analisados (93,8%), assim como, vales transporte (90,1%). Quanto a participação em atividades educativas ou grupos de apoio, foram de 44,50% e 91,4%, respectivamente, para a resposta nunca. Diante dos indicadores encontrados, fica evidente que a qualidade das ações de controle do tratamento da TB ofertadas pelos Serviços de Saúde do Município ainda é insatisfatória para garantir uma maior adesão do paciente ao tratamento e diminuir os índices de abandono.
Descrição: ALBUQUERQUE, F. de M. Avaliação das ações de controle do tratamento da tuberculose nos serviços públicos de saúde do município de Campina Grande-PB. 2010. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/176
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flavia de Moraes Albuquerque.pdfFlávia de Moraes Albuquerque922.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.