Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1761
Título: Avaliação da dor e adequação da terapia antálgica em pacientes submetidos a cirurgias abdominais e pélvicas em um hospital de Campina Grande-PB
Autor(es): Costa, Marília de Assis Alcoforado
Palavras-chave: Dor
Farmacoterapia
Farmacologia
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Introdução: Entende-se que a dor é uma experiência de sensação desagradável com envolvimento emocional que pode estar associada a uma lesão tecidual presente ou potencial. A dor pós-operatória é a forma mais prevalente da dor aguda, e ainda é pouco avaliada na recuperação do paciente cirúrgico. A mensuração da dor é complexa devido a essa experiência possuir um contexto psicológico e cultural que a torna subjetiva e singular para cada individuo. As escalas de avaliação da dor já são validadas e utilizadas como parâmetro para o tratamento farmacológico, contudo cada uma apresenta suas limitações. Objetivo: Avaliou-se a dor e a adequação da farmacoterapia antálgica em pacientes submetidos a cirurgias abdominais e pélvicas, na Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, em Campina Grande-PB. Metodologia: Estudo de caráter descritivo transversal que investigou o fenômeno doloroso de forma qualitativa e quantitativa junto a adequação dos analgésicos em 27 pacientes cirurgiados, por meio de um questionário embasado na anamnese e escalas de mensuração da dor. Os dados foram analisados nos programas Microsoft Excel versão 2003 e Epi info versão 3.4.3. Resultados: A maioria dos pacientes entrevistados possuía dor após as cirurgias, variando em início, intensidade, e duração. Os medicamentos utilizados no controle da dor foram os antiinflamatórios não esteroidais, e analgésico opióide fraco. Alguns pacientes não receberam as doses dos medicamentos descritas na prescrição, o que caracterizou subdose no tratamento. O alívio proporcionado pelos medicamentos segundo os pacientes foi insatisfatório, pois a maioria descreveu o alivio como discreto ou moderado. Conclusão: Este estudo contribuiu no reconhecimento da dor em pacientes no pós-operatório e na adequação da terapia antálgica, e visa conscientizar para avaliação da dor e da farmacoterapia, a fim de garantir uma recuperação com o mínimo de dor possível, menor do tempo de internação, e menores custos.
Descrição: COSTA, M. de A. A. Avaliação da dor e adequação da terapia antálgica em pacientes submetidos a cirurgias abdominais e pélvicas em um hospital de Campina Grande-PB. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1761
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília de Assis Alcoforado Costa.pdfMarília de Assis Alcoforado Costa713.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.