Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17634
Título: O livro didático e o ensino das variações linguísticas: uma análise sob a visão sociolinguística
Autor(es): Cavalcante, Mayra de Fátima
Palavras-chave: Ensino
Língua portuguesa
Variação linguística
Sociolinguística
Livro didático
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho aponta para o livro didático e o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva sociolinguística. Para tanto, foram consultados os PCN de Língua Portuguesa (1998), bem como os escritos de autores como Antunes (2009), Bagno (2006, 2007, e 2013), Coelho (2010), Gnerre (2003), Cezario e Votre (2011), Monteiro (2000) e Tarallo (1985), os quais discorrem acerca do ensino de Língua Portuguesa em correspondência com o estudo das variações linguísticas, de forma a considera-las tão importantes quanto a linguagem estabelecida na gramática normativa. Nessa direção, o foco deste trabalho consiste em analisar o ensino das variações linguísticas a partir de três livros de Língua Portuguesa do 6ºano: Português Linguagens de William Cereja e Thereza Cochar; Singular & Plural de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart; e Projeto Teláris de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, suas contribuições e considerações, o que promove uma reflexão acerca do ensino dessas variações como forma de atenuar o preconceito linguístico. Desse modo, busca-se ressaltar novas pedagogias e práticas educativas que permitam ao aluno desmistificar a ideia de que a Língua Portuguesa se resume apenas à gramática normativa.
Descrição: CAVALCANTE, M. de F. O livro didático e o ensino das variações linguísticas: uma análise sob a visão sociolinguística. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17634
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayra de Fátima Cavalcante.pdfPDF - Mayra de Fátima Cavalcante5.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.