Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17660
Título: Empreender e competir no Cariri Ocidental Paraibano: uma abordagem paradigmática de construto, sob a ótica da Teoria Causal e Effectuation, no Universo das MPEs.
Autor(es): Leal, Rafael Barboza
Palavras-chave: Empreendedorismo
Micro e Pequenas empresas
Data do documento: 22-Jun-2011
Resumo: A presente monografia busca entender os mecanismos implementados pelas empresas do cariri para a obtenção da competitividade, explorando as características do gerente/proprietário refletidas nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Baseado em um questionário auto-avaliativo realizado pelo empreendedor, acreditamos que as empresas no cariri paraibano como qualquer outra existente no Brasil, precisam se preparar para um mercado exigente e competitivo. Todo empreendedor precisa conhecer a si mesmo, e é através da exploração das características do gerente/proprietário refletidas em sua atuação como Micro Pequenas Empresas (MPEs) que o conhecemos. Inicialmente, procuramos qualificar o empreendedor, através de uma compreensão do particular do que é ser empreendedor, em seguida conhecemos as linhas de pesquisas sobre o empreendedorismo, e como o empreendedor busca esse cliente; ou através de planejamento, prévio e detalhado, ou através da intuição, onde se destaca: quem o empreendedor é? O que sabe fazer? E quem conhece? Utilizamos da descrição de qualidades do empreendedor, a fim de buscar a melhor forma de como podemos atingir os objetivos e requisitos de boa gestão; envolvem uma rediscussão da estrutura organizada de conhecimento acerca do empreender, tomamos como base teórica dois modelos: o Causal e o Effectuation. Quanto aos resultados não ficamos na simples definição do que deve ser feito e o que não deve ser feito, oferecemos uma consultoria detalhada com informações que contribuam com a formação de uma vantagem competitiva na empresa. Tendo a certeza que o desempenho da empresa nem sempre vai depender do que ela faz, porém de um conjunto de fatores internos e externos.
Descrição: LEAL, R. B. Empreender e competir no Cariri Ocidental Paraibano: uma abordagem paradigmática de construto, sob a ótica da Teoria Causal e Effectuation, no Universo das MPEs. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17660
ISSN: CDD 658.022
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Barboza Leal.pdfPDF - Rafael Barboza Leal2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.