Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Franciele Cheila da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T16:24:37Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T16:24:37Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673 | - |
dc.description | NASCIMENTO, F. C. da R. Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do ensino Fundamental I. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreendemos a ludicidade como uma ferramenta pedagógica que auxilia o docente na minimização de aulas monótonas e tradicionais. Então ao utilizarmos jogos e brincadeiras nas aulas de Geografia possibilitamos aos alunos compreender os conteúdos que ficaram subjetivos no processo de aprendizagem. Nesta perspectiva buscamos indagar: qual a importância do lúdico nas aulas de Geografia? O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes sobre as contribuições da ludicidade nas aulas de Geografia. O estudo configura-se como sendo uma pesquisa em educação, com ênfase no ensino de Geografia. A abordagem metodológica inicialmente configurou-se bibliográfica, posteriormente exploratória e de campo. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com questões abertas e aplicado com professoras do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Josué Gomes da Silva, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Como referencial teórico utilizamos: Piaget (1976), Castellar (2014), Moyles (2002), Rufino (2014), e Luckesi (2000). Constatamos, portanto, que ao trabalharmos com o lúdico na sala de aula o professor possibilita através do jogos e das brincadeiras a compreensão de conteúdos geográficos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Concepções docentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Franciele Cheila da Rocha Nascimento | PDF - Franciele Cheila da Rocha Nascimento | 2.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.