Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Valquiria Freire da-
dc.date.accessioned2018-12-11T18:07:43Z-
dc.date.available2018-12-11T18:07:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17675-
dc.descriptionSILVA, V. F. da. Experiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas é a oportunidade do estudante poder exercitar a atividade profissional que o espera. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é experimentar o estágio supervisionado na área de Geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN e Tacima/PB. Assim, o estágio aconteceu em duas escolas, sendo que o momento das observações ocorreu na Escola Estadual Antônia Guedes Martins (EEAGM), no município de Lagoa d’Anta/RN; O momento da regência ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (EEEFMTTC), em Tacima/PB. No primeiro momento, na fase de observação, optou-se pelo método qualitativo e da percepção. No segundo momento, na fase da regência, foi aplicado um projeto de ensino com a temática um olhar geográfico sobre a epidemia. Durante a observação de dez horas/aulas ocorridas no segundo semestre de 2015, foi possível identificar que a maioria das aulas ocorreu de modo expositivo, procurando relacionar os conteúdos com a realidade local, mas bastante centradas no livro didático e no quadro branco. No segundo momento, na fase de regência, ocorridas no primeiro semestre de 2016, deu-se a aplicação do projeto preparado para tal. O tema foi trabalhado em duas turmas de segundo ano, com a apresentação de slides, elaboração de cartazes e a participação dos discentes, em forma de debates e relatos de experiência familiares. Os resultados obtidos nesse trabalho, mais especificamente, na fase de regência, foram satisfatórios, dada a participação ativa do alunado nas atividades, que contribuíram, de maneira para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio, vivenciadas pelos discentes. É importante destacar que o contato direto do estagiário com o espaço escolar é fundamental, porque é nele que o futuro professor irá vivenciar e enfrentar os seus desafios, procurando se tornar melhor qualificado na docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleExperiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valquiria Freire da Silva.pdfPDF - Valquiria Freire da Silva8.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.