Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Valquiria Freire da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T18:07:43Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T18:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17675 | - |
dc.description | SILVA, V. F. da. Experiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas é a oportunidade do estudante poder exercitar a atividade profissional que o espera. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é experimentar o estágio supervisionado na área de Geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN e Tacima/PB. Assim, o estágio aconteceu em duas escolas, sendo que o momento das observações ocorreu na Escola Estadual Antônia Guedes Martins (EEAGM), no município de Lagoa d’Anta/RN; O momento da regência ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (EEEFMTTC), em Tacima/PB. No primeiro momento, na fase de observação, optou-se pelo método qualitativo e da percepção. No segundo momento, na fase da regência, foi aplicado um projeto de ensino com a temática um olhar geográfico sobre a epidemia. Durante a observação de dez horas/aulas ocorridas no segundo semestre de 2015, foi possível identificar que a maioria das aulas ocorreu de modo expositivo, procurando relacionar os conteúdos com a realidade local, mas bastante centradas no livro didático e no quadro branco. No segundo momento, na fase de regência, ocorridas no primeiro semestre de 2016, deu-se a aplicação do projeto preparado para tal. O tema foi trabalhado em duas turmas de segundo ano, com a apresentação de slides, elaboração de cartazes e a participação dos discentes, em forma de debates e relatos de experiência familiares. Os resultados obtidos nesse trabalho, mais especificamente, na fase de regência, foram satisfatórios, dada a participação ativa do alunado nas atividades, que contribuíram, de maneira para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio, vivenciadas pelos discentes. É importante destacar que o contato direto do estagiário com o espaço escolar é fundamental, porque é nele que o futuro professor irá vivenciar e enfrentar os seus desafios, procurando se tornar melhor qualificado na docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciene Vieira de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Experiência no estágio supervisionado em geografia em escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Lagoa d’Anta/RN eTacima/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valquiria Freire da Silva.pdf | PDF - Valquiria Freire da Silva | 8.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.