Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17697
Título: Atividade física e qualidade de vida com idosos: um relato de experiência na cidade de Sumé - PB
Autor(es): Oliveira, Adeilda Ferreira de
Palavras-chave: Atividade física
Qualidade de vida
Saúde do idoso
Promoção da saúde
Município de Sumé - PB
Data do documento: 3-Jul-2018
Resumo: O Presente trabalho teve como objetivo geral relatar as atividades físicas desenvolvidas no grupo de idosos do município de Sumé-PB.A prática regular de exercícios físicos promove umamelhora fisiológica (controle da glicose, melhor qualidade do sono, melhora da capacidade física relacionada à saúde); psicológica (relaxamento, redução dos níveis de ansiedade e estresse, melhora do estado de espírito, melhoras cognitivas) e social (indivíduos mais seguros, melhora aIntegração social e cultural, a integração com a comunidade, rede social e cultural ampliadas, entre outros); além da redução ou prevenção de algumas doenças como osteoporose e os desvios de postura.As atividades foram desenvolvidas durante três meses nas oficinas de trabalho, no Grupo de idososdo Município de Sumé-PB, na Praça José Américo, centro da cidade, duas vezes semanais, no período da manhã. Materiais considerados descartáveis, aliados à criatividade, espontaneidade e da liberdade de expressão, viabilizaram momentos de encantamento pelas atividades físicas.Os resultados foram satisfatórios, acredita-se que este trabalho sirva de subsídio para que outros profissionais desenvolvam estudos similares.
Descrição: OLIVEIRA, A. F. Atividade física e qualidade de vida com idosos: um relato de experiência na cidade de Sumé - PB. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17697
ISSN: CDD 613.704 46
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adeilda Ferreira de Oliveira.pdfPDF - Adeilda Ferreira de Oliveira654.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.