Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17705
Título: Gestão documental: desvendando as barreiras na sua aplicabilidade
Autor(es): Pereira, Gilson de Sousa
Palavras-chave: Apicabilidade da gestão documental
Arquivos
Gestão documental
Data do documento: 29-Mar-2017
Resumo: A escrita tornou-se uma importante tecnologia que desempenhou a função de formalizar relações entre indivíduos, nascendo a necessidade de registrar as informações em suportes. O arquivo foi o local destinado a guardar e conservar os registros informacionais, mas ao longo dos séculos a produção dos documentos aumentou consideravelmente. A Gestão Documental (GD) foi o recurso encontrado para administrar as massas documentais acumuladas. Os procedimentos e rotinas da GD trouxeram benefícios, mas surgem barreiras no seu processo de aplicabilidade. Neste contexto, aflorou-se a problemática deste estudo, partindo da questão norteadora: Quais são as barreiras identificadas na aplicabilidade da Gestão Documental? Neste sentido, este artigo objetivou analisar as barreiras que impedem a aplicabilidade da Gestão Documental. Considerando a importância que o gerenciamento de documentos assume na racionalização da produção e no acesso aos documentos, auxiliando na tomada de decisões. Nesta perspectiva, justificou-se o desenvolvimento deste trabalho, relevante no campo arquivístico, por discutir questões em torno da aplicação da GD. Na metodologia para atingir o objetivo desta pesquisa foi elaborada uma revisão da literatura do tipo narrativa, buscou-se expor discussões do campo de conhecimento investigado, possibilitando detectar as seguintes barreiras no processo de implantação da GD: administrativa; econômica; estrutural; comunicativa; cultura organizacional; recursos humanos; tecnológica. Conclui-se que as barreiras presentes na aplicabilidade da GD dificultam sua efetividade, impossibilitando os documentos de exercerem os fins para os quais foram criados.
Descrição: PEREIRA, G. de S. Gestão documental: desvendando as barreiras na sua aplicabilidade. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17705
ISSN: CDD 025.171 4
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilson de Sousa Pereira.pdfGilson de Sousa Pereira10.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.