Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17742
Título: Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí
Autor(es): Oliveira, Danúbio Leonardo Bernardino de
Palavras-chave: Obstáculos na aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Ensino de Química
Data do documento: 26-Jun-2018
Resumo: O presente estudo aborda as dificuldades apresentadas por 65 discentes participantes da pesquisa do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico dos cursos de Edificações, Geologia e Informática do município de Picuí, estado da Paraíba. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades no processo de aprendizagem em Química dos discentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPB Campus Picuí. O desenvolvimento deste trabalho foi conduzido a partir de um estudo de caso, tendo como natureza a pesquisa qualitativa, a fim de descrever o perfil dos estudantes, e como técnica para a coleta de dados o uso de questionário semiaberto, contendo quatorze perguntas, divididas em dois eixos principais: dados socioculturais e em relação ao Ensino de Química. A pesquisa realizada sistematizou dificuldades na aprendizagem de alunos na disciplina de química. Observa-se que os pesquisados culpabilizam o docente e a metodologia utilizada. Porém, a falta de interesse é recorrente nas respostas e preocupam quanto ao desestímulo dos jovens frente ao ensino de Química. A tentativa de dirimir os obstáculos é recorrente, visto que são trabalhados estratégias e recursos didáticos, como uso de laboratório, realização de exercícios. Na literatura são reportados diversos trabalhos mostrando propostas possíveis para atrair a atenção bem como trabalhar os conteúdos de maneira não conteudista, sugerindo uma abordagem que transforme o tema do conteúdo em contexto principal, descaracterizando o cunho exemplificativo dos elementos do cotidiano dos envolvidos.
Descrição: OLIVEIRA, D. L. B. de. Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17742
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danúbio Leonardo Bernardino de Oliveira.pdfPDF - Danúbio Leonardo Bernardino de Oliveira7.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.