Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Aline Tavares-
dc.date.accessioned2013-08-28T13:33:44Z-
dc.date.available2013-08-28T13:33:44Z-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1774-
dc.descriptionCOSTA, A. T. Aprendizagem docente: o ciclo da apropriação do conhecimento na formação continuada mediada pelas tecnologias digitais. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar o Ciclo da Apropriação do Conhecimento, composto pelas fases de sensibilização, apropriação e sustentação, nas formações continuadas ofertadas pelo programa Proinfo Integrado, com professores participantes das edições de 2006 a 2011. Sua relevância está nas adaptações exigidas por uma sociedade em constante mutação e que, neste momento, preza pela capacidade de aprendizagem dos indivíduos na inserção das novas possibilidades de construção. A escola é pressionada a envolver-se com os recursos tecnológicos digitais, inserindo-os nas práticas pedagógicas dos seus docentes, que, por vezes, não compreendem seus benefícios e nem buscam conhecê-los, por falta de tempo ou de motivação pessoal. A partir deste cenário, esta pesquisa, caracterizada como qualitativa exploratória com descrição de dados quantitativos, fez uso de busca em documentos e aplicação de questionários para obtenção de dados relacionados à etapa de sustentação do Ciclo da Apropriação do Conhecimento. O instrumento de coleta de dados foi dividido em identificação de perfil, impressões sobre o curso e após o curso. Dos 190 distribuídos, 119 estavam aptos para a análise. Os resultados permitiram concluir que o objetivo proposto pela formação é atingido com ressalvas, pois há necessidade de melhor qualificação de monitores e dedicação no ato de incentivar a aprendizagem do docente. Estes, após a formação, procuraram utilizar os recursos explorados na intervenção, apesar de se limitarem as atividades fundamentadas no uso da internet.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem docentept_BR
dc.subjectApropriação do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem docente: o ciclo da apropriação do conhecimento na formação continuada mediada pelas tecnologias digitaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Tavares Costa.pdfAline Tavares Costa1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.