Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17757
Título: Recursos hídricos: Plano de contingência em um município do estado da Paraíba na região do semiárido
Autor(es): Silva, Maria Vanize Fernandes da
Palavras-chave: Saúde ambiental
Abastecimento de água
Qualidade da água
Estiagem
VIGIAGUA
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: Relativo aos Recursos Hídricos no Município de Esperança - PB associa-se a incorporação de metodologias e práticas para operação de sistemas de abastecimento público, em caráter emergencial no caso de períodos de estiagem prolongados. Nesse âmbito, têm-se programações que visam atender a população afetada com a escassez de água ocasionada pelas condições climáticas do Município. Essas ações prioritárias são atividades e metas a serem cumpridas para se estabelecer o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e Saúde ambiental. Visando aumentar a capacidade de detectar precocemente fatores de risco à saúde da população, surtos e epidemias desencadeadas por água sem o menor tratamento adequado. O programa VIGIAGUA tem como meta o monitoramento da qualidade da água, e também prover soluções alternativas coletivas e individuais, em especial carros-pipas, Tanques de Pedras e das cisternas. Com monitorações, da água fazendo coletas para análises físico-químicas e microbiológicas e enviando para análises em laboratório credenciado, além de atuar em parceria com a Atenção básica no desenvolvimento de ações de educação em saúde, visando orientar a população a realizar tratamento de água no domicílio por meio de filtração e desinfecção com solução de hipoclorito de sódio a 2,5 % e fervura da água. As ações tratadas em ocasião da Crise Hídrica da região têm como medidas o Plano de Contingência, priorizando famílias que vivem em situações de vulnerabilidade em algumas regiões no Município. Existem também alguns programas em execução como, Programas de Melhoria Sanitária Domiciliar e Melhoria da Habitação que visa assistir à população mais carente, enfatizando melhorias sanitárias para combate a doenças de veiculação hídrica e no combate a vetores de doenças como, por exemplo, doença de Chagas. Quanto aos açudes que abastecem o Município esses, inserem-se na Bacia Hidrográfica do Rio Mamanguape e, em se tratando de águas subterrâneas, o Município se encontra numa situação crítica com águas salobras e salinas impróprias para o consumo humano.
Descrição: SILVA, M. V. F. da. Recursos hídricos: Plano de contingência em um município do estado da Paraíba na região do semiárido. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17757
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vanize Fernandes da Silva.pdfPDF - Maria Vanize Fernandes da Silva32.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.