Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17760
Título: Tanques de pedra como fonte alternativa para abastecimento público do município de esperança - PB
Autor(es): Silva, José Roberto Quirino da
Palavras-chave: Abastecimento de água
Tanque de pedra
Hidrografia
Escassez de água
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: Analisar a utilização dos tanques de pedra, como fonte alternativa de abastecimento público d’água do município de Esperança, foi o principal objetivo deste trabalho e a área de estudo compõem os tanques (Araçá) e (16 de agosto), situados na zona urbana e o tanque (Pedra Pintada), situado na comunidade de mesmo nome, zona rural. A análise da dinâmica do uso dos tanques de pedra, como fonte alternativa de abastecimento do município, foi possível através de referenciais teóricos e estudos de campo que permitiram o diagnóstico da dinâmica econômica, social, cultural e ambiental da utilização destes reservatórios para a satisfação hídrica. A caracterização da disponibilidade e demanda hídrica do município de Esperança foi feita através de dados pluviais fornecidos pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba). Os dados da caracterização da rede de distribuição das águas do município em questão, foram cedidos pela CAGEPA (Companhia de Água e esgoto da Paraíba), contribuindo para a compreensão do problema de abastecimento d’água enfrentado pelo município. Os tanques de pedra contribuem de maneira expressiva para a complementação do abastecimento público de água do município de Esperança que possui um déficit hídrico considerável. A otimização do uso desses reservatórios se torna mais uma importante prática de convivência com a escassez de água no semiárido, visto que é um recurso tecnológico social que atende uma considerável parcela da população que dispõe de pouco recurso financeiro para esta finalidade. Apesar de haver outras formas alternativas de abastecimento, os tanques de pedra se mostram mais eficientes por não terem o seu fornecimento interrompido e por permitir que as pessoas consumam a quantidade de água que necessitam gratuitamente. A água retirada dos chafarizes deve ser consumida com cautela sem que haja desperdícios. O poder público municipal deveria realizar, periodicamente, campanhas de conscientização do uso adequado das águas dos tanques de pedra. Conclui-se, assim, que os tanques de pedra são de suma importância para a parcela da população que utiliza esse recurso como a principal fonte de satisfação hídrica.
Descrição: SILVA, J. R. Q. da. Tanques de pedra como fonte alternativa para abastecimento público do município de esperança - PB. 2018. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17760
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Quirino da Silva.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.