Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Mayara Jesuíno-
dc.date.accessioned2018-12-18T11:25:01Z-
dc.date.available2018-12-18T11:25:01Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.otherCDD 560-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17787-
dc.descriptionFARIAS, M. J. Paleontologia na escola: Abordagens e desafios. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Paleontologia é a ciência que estuda evidências da vida pré-história preservadas nas rochas, esclarecendo não apenas o significado evolutivo e temporal, mas também a aplicação na busca de bens minerais e energéticos. Apesar de a paleontologia estar incluída nos parâmetros curriculares nacionais (PCN’S), é vagamente introduzida no sistema de ensino nacional pois os educadores são mal preparados e o material didático disponível apresenta-se insuficiente. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de professores e alunos quanto a abordagem de conteúdos relacionados à paleontologia no ensino básico, destacando os principais desafios e suas perspectivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e alunos que ocupavam as séries do ensino fundamental II ao médio das redes de ensino públicas e privadas, analise de dados foi realizada através de gráficos. Ficou evidenciado uma grande dificuldade e defasagem do conhecimento relativo à paleontologia no ensino básico, evidenciando a deficiência na formação dos profissionais da área em frente aos subsídios do ensino nesta etapa de formação. A contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno aperfeiçoa o processo de aprendizagem e a compreensão da importância da paleontologia enquanto ciência. Fica assim comprovada a necessidade de uma abordagem mais diversificada e atrativa, que facilite não só o aprendizado da teoria repassada em sala de aula, como também, ative a curiosidade do estudante, fazendo este buscar informações complementares e até mesmo despertar o interesse por seguir carreira na área.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gleydson Kleyton Moura Nerypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Paleontologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titlePaleontologia na escola: Abordagens e desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Jesuino Farias.pdfPDF - Mayara Jesuino Farias8.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.